O Ministério dos Transportes e Logística (MTL) abriu portas nesta Terça-feira, 23 de Setembro de 2025, ao Movimento Democrático de Moçambique (MDM) que tinha dúvidas em relação a assuntos ligados à sinistralidade rodoviária, transporte público, vias de acesso, a actual situação das Linhas Aéreas de Moçambique (LAM) e a demora na emissão de cartas de condução.
Segundo a explicação dada por Fernando Bismarque, chefe da Bancada do MDM, clarificou que a visita se enquadra nas jornadas parlamentares que a bancada tem estado a levar a cabo. "A vinda ao MTL visa dissipar todas as dúvidas sobre as informações que tem sido divulgadas nas redes sociais", sublinhou.
Respondendo às questões colocadas, João Matlombe, timoneiro da pasta dos Transportes e Logística, esclareceu que o Governo lançou um concurso público para aquisição, ainda este ano, de 390 autocarros que serão distribuídos por todas as províncias. Para os locais de difícil acesso serão distribuídos mais veículos mistos. “Estamos a receber pedidos para disponibilizar mais veículos mistos para as populações que vivem nas zonas recônditas porque estas ajudam no transporte e no escoamento da produção agrícola. Aliás, é preciso esclarecer que o preço pago na aquisição daqueles meios inclui a manutenção dos mesmos”.
Em relação a segurança rodoviária, explicou que há necessidade de se controlar toda a cadeia que envolve a fiscalização, um desafio que actualmente, em todo mundo, é resolvido através da digitalização. Uma das saídas, é a instalação de câmaras de vigilância modernas que conseguem identificar o dono da viatura a partir da matrícula, se o motorista está ou não habilitado a serviços públicos, entre outros. Neste momento, decorre a avaliação das propostas recebidas. “Também vamos digitalizar as cartas de condução, o que vai permitir a descentralização dos serviços”.
Matlombe referiu que a Estrada Nacional número Um (N1) ainda é um desafio. Todavia, nos próximos tempos serão reabilitados os troços Gorongosa – Caia e Marracuene – 3 de Fevereiro. Em relação a LAM disse que já tem o resultado prévio da auditoria dos últimos 10 anos e será divulgado em breve.

